Nosso propósito por meio dos Grupos de Conexão é conectar pessoas a Deus, umas com as outras e com a igreja.

↘ Um Grupo de Conexão é um pequeno grupo de irmãos que se reúnem regularmente nas casas, locais de trabalho, escolas e outros lugares apropriados, com o objetivo de promover evangelismo, discipulado, comunhão, oração e pastoreio. 

Muitas igrejas hoje em dia estão construindo seus ministérios por meio de pequenos grupos. Como empregamos pequenos grupos em nossa igreja?

NOSSA VISÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

Vemos os pequenos grupos como um meio de permitir que a congregação pastoreie e discipule uns aos outros, dentro dos limites da supervisão pastoral (Ef 4:f11-13). Eles facilitam relacionamentos para edificação mútua.

Eles não são grupos de apoio e não apenas grupos de estudo. Em vez disso, eles são usados para cultivar comunhão espiritual juntos, uma comunhão informada pelas Escrituras e buscada por meio de oração, estudo e reflexão interpessoal.

De uma forma muito real, mas informal, os líderes de Grupos de Conexão são encarregados de uma extensão do ministério pastoral – o encorajamento, a exortação e a edificação de um determinado grupo de pessoas na igreja.

QUE PAPEL ELES DESEMPENHAM NA VIDA DA CONGREGAÇÃO?

Ao pensar sobre o discipulado, é útil pensar em um espectro, com toda a congregação em uma ponta, um em um relacionamento no outro e pequenos grupos no meio.

CONGREGAÇÃO — PEQUENOS GRUPOS “GC” — RELACIONAMENTOS UM A UM

Por um lado, nossa igreja tenta priorizar as reuniões de toda a congregação, porque é onde o ensino primário é feito e onde todo o corpo, com todas as suas diversas partes, mais reflete o evangelho de Cristo. Por outro lado, reconhecemos como o discipulado individual e em grupos pode ser eficaz. Entre esses dois extremos, temos os GC´s trabalhando para conectar os benefícios de nosso ministério a toda a congregação e o ministério acontecendo entre os indivíduos. Os GC´s fornecem o contexto no qual o que a igreja está aprendendo como um todo pode ser aplicado de forma mais individual e deliberada. É o contexto no qual os membros podem orar e estimular uns aos outros para o evangelismo e o servir ministerial. É o contexto para facilitar os relacionamentos de discipulado.

Não somos uma igreja em células na qual todos os membros estão organizados em uma pirâmide de pequenos grupos com líderes no topo. Nem nós, na maioria dos casos, empregamos pequenos grupos como nossa forma de ministrar a grupos específicos de pessoas (há várias exceções; veja a seção “estrutura” abaixo). Em vez disso, a maioria de nossos grupos são “comunidades atrativas”, de modo que cada grupo se pareça mais com um microcosmo de toda a igreja. Queremos que a cultura do todo se reflita nas partes.

Muitas vezes, nas igrejas, a comunidade é vista como um fim ou meta, e pequenos grupos ou células são os meios para atingir esse fim. Entendemos que a igreja como comunidade é um subproduto e um meio de promover o discipulado individual. Portanto, tentamos pensar no ministério de pequenos grupos não como um ministério para grupos com o objetivo de produzir bons grupos. Em vez disso, abordamos o ministério de pequenos grupos como um ministério para indivíduos, no contexto da comunidade, com o objetivo de produzir cristãos fiéis.

Tomamos cuidado para garantir que os pequenos grupos não sejam substitutos nem concorrentes da igreja como um todo. Ao contrário, são uma extensão dela, uma particularização de toda a comunidade. Isso é particularmente importante na cultura da igreja de hoje, onde muitos cristãos estão acostumados a pensar no pequeno grupo ou célula, em vez da igreja, como sua principal comunidade espiritual. Entendemos que é possível ser um cristão bíblico, servir no ministério e exercer a liderança cristã sem necessariamente pertencer a um pequeno grupo ou célula.

COMO SE INTEGRAR A UM GC?

Perguntamos aos candidatos a membros se desejam ingressar em um GC. Em seguida, um discipulador da nossa equipe pastoral irá identificar um grupo apropriado, que entrará em contato com o líder do pequeno grupo e pedirá ao líder – se houver espaço – para receber você e sua família se este for o caso.

Em resumo, a participação em um GC é incentivada, mas não obrigatória. Além disso, se alguém indicar que pode participar de um grupo de conexão ou do grupo de discipulado aos domingos pela manhã, mas não de ambos devido às restrições de tempo, incentivamos essa pessoa a se juntar a nós para os cultos da igreja.

COMO SÃO ESTRUTURADOS OS GRUPOS DE CONEXÃO?

Com exceção dos grupos por gênero ou dedicados a casais, todos os nossos grupos são abertos a qualquer pessoa. Reconhecemos os benefícios que os grupos do mesmo sexo podem ter ao facilitar uma vulnerabilidade e responsabilidade saudáveis.

Pequenos grupos são limitados apenas pela capacidade do local de reunião e pela habilidade do líder. Os grupos geralmente têm um líder e um colíder, o primeiro discipulando e preparando o segundo para a liderança. Os grupos normalmente se reúnem semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo dos horários de seus membros.

Os líderes de pequenos grupos têm muita liberdade para decidir como usar o tempo. Eles podem escolher estudar um livro da Bíblia ou um livro sobre a vida cristã. Há uma série de livros que nossa igreja constantemente recomenda como bons para os cristãos lerem, que nossos líderes costumam usar. Ou os líderes podem decidir usar o tempo para revisar e fazer aplicações mais individualizadas do sermão de domingo. Façam o que fizerem, simplesmente pedimos que primeiro obtenham a aprovação do pastor – e estejam abertos a suas sugestões.

QUE EXPECTATIVAS TEMOS DOS LÍDERES E MEMBROS?

Esperamos o seguinte de um líder de um Grupo de Conexão:

  • ser batizado, estar em comunhão com a igreja e ter sido discipulado e treinado para liderar um GC;
  • frequentar regularmente ambos os cultos, uma vez que o nosso culto de quarta à noite é bem diferente do culto da manhã de domingo. É difícil manter-se informado sobre a vida de nossa igreja sem estar em ambos, e não queremos ter como líderes e modelos pessoas que não podem ou não querem fazer disso uma prioridade;
  • estar preparado para estudar e preparar conteúdos coordenados e aprovados por um pastor;
  • estar disposto a criar uma cultura aberta e aceitar novos membros;
  • cuidar do grupo em amor, princípios e excelência;
  • facilitar relacionamentos de discipulado;
  • participar de eventos de treinamento e capacitação ministerial.

COMO TREINAMOS LÍDERES DE GC?

A cada trimestre, realizamos uma sessão de treinamento em pequenos grupos, cada um dedicado a um tópico específico. Os tipos de tópicos que seriam cobertos incluem

  • como conduzir um estudo bíblico indutivo,
  • como construir uma comunidade atraente;
  • como facilitar relacionamentos de discipulado;
  • como conduzir um estudo de livro;
  • evangelismo e missão em pequenos grupos;
  • como levantar novos líderes.

Uma vez por ano, também apresentamos nossa visão geral para pequenos grupos em um almoço especial de agradecimento para os líderes.

E OS NÃO CRISTÃOS E NÃO MEMBROS?

Quanto aos não cristão e não membros, ficamos felizes que os membros de nossa igreja organizem seus próprios estudos bíblicos ou grupo de evangelismo ou oração, por exemplo, com outros cristãos em seu local de trabalho que pertencem a outras igrejas. No entanto, não reconhecemos esse grupo como algo que nossa igreja faz quando isto ocorre fora da nossa autorização e supervisão pastoral.

Vale a pena acrescentar, entretanto, que deliberadamente não permitimos que indivíduos que frequentam nossa igreja, mas que, embora participe de um grupo de conexão mas não querem se filiar à igreja por um motivo ou outro, sirvam em um Ministério. Adotamos essa posição porque acreditamos que o ministério e a vida da igreja como um todo são muito importantes na vida de um cristão. Não queremos fazer nada que facilite esse tipo de atendimento casual e sem compromisso. Em vez disso, encorajamos amigos como esses a se comprometerem formalmente como voluntário nas ações sociais promovidas pela igreja.

CONCLUSÃO

À medida que uma igreja cresce, os líderes de grupos de conexão desempenham cada vez mais importantes ministérios e cuidados pastorais.  Os líderes de um GC têm o privilégio de edificar e ajudar um irmão no início de sua vida ministerial.

Entendemos que a partir dos Grupos de Conexão, nos tornamos uma igreja em muitos lugares e não apenas em um único lugar, edificado em um prédio [templo/sede] com vários grupos, mas uma Igreja “espalhada” como encontramos registrado na bíblia.

O Grupo de Conexão é um ambiente onde crescemos pessoal e espiritualmente, experimentando, na prática, um verdadeiro estilo de vida cristão, onde flui o amor, a amizade e o companheirismo.

São encontros que acontecem ao longo da semana nas nossas casas e em outros locais, onde fortalecemos nossos laços uns com os outros, fazemos novas amizades, oramos, aprendemos juntos sobre o nosso Pai, confraternizamos, compartilhamos nossos anseios, celebramos nossas vitórias e nos apoiamos mutuamente nos momentos em que precisamos de amigos e irmãos.

#vemcrescercomagente

Sede

Rua Dr. March, nº 405 – Venda da Cruz – São Gonçalo – RJ.

Cultos

Domingos às 10h
Quartas às 20h

Contato

Whatsapp: 21 96450-7572
Email: [email protected]