Jovens

Preparando para uma vida de excelência!

A juventude e a adolescência é uma etapa de muitas mudanças, tanto no corpo como na mente. É nessa época que o jovem começa a descobrir a sua independência. Isto demonstra seu progresso rumo à maturidade.

Salomão aconselha os pais de adolescentes que orientem a seus filhos sobre a vaidade da adolescência e juventude. Para que cuidem do coração e dos olhos, pois deverão prestar contas a Deus acerca das decisões que tomam. Também sobre as conseqüências que essas decisões acarretam. Aconselha aos jovens para que lembrem-se de Deus na juventude, ao invés de desenvolver a vida em vaidade (Ec 11.9 – 12.1).

É indispensável, nessa fase, haver uma boa comunicação entre pais e filhos. É um tempo de idealismo, ilusões, sonhos e fantasias, mas também de força e vontade de crescer. Por isso, o jovem precisa de modelos dignos e com alvos definidos para a vida. É um tempo para fixar metas, estabelecer relações e determinar o nível de compromisso que irá desenvolver para sua vida.

Assim, temos como meta instruir os jovens e adolescentes a descobrir:

  • Que Deus é pai e os ama como filhos, incentivando-os a viver uma íntima relação com Ele.
  • Que em Cristo Jesus reside a verdadeira liberdade para uma vida feliz, santa, de obediência e de crescimento;
  • Que a Palavra de Deus os instrui ao conhecimento, sabedoria e inteligência para uma vida de conquistas;
  •  Seus dons e talentos e, acima de tudo, criar uma profunda relação de obediência e submissão para com Deus.
  • Respeitar as autoridades e as leis, e cultivar uma boa atitude para com elas. Escolher suas amizades com cuidado e vigilância.